A Câmara Municipal da Estância Turística de Joanópolis comemorou os 128 anos de Emancipação Político-Administrativa do Municípioem Solenidade realizada na manhã do último dia 17 de agosto, ocasião em que foram entregues os Títulos de Cidadão Joanopolense Honorário, concedidos àqueles não nascidos e não residentes em Joanópolis e que prestaram relevantes serviços à comunidade, conforme regras regimentais.

A Sessão aconteceu no Plenário “Vereador Gilmar Benedito Gonçalves – Gilmar da Correnteza”, presidida pela Vereadora Geiza Mirela Costa, Presidente da Câmara, secretariada pela Vereadora Silvana Forell e conduzida pela Chefe de Cerimonial, Senhora Marina Rensi Dianezi, Chefe do Gabinete da Presidência da Câmara Municipal. Consignou-se também as presenças dos Vereadores da Casa: Professor Luiz, Fernando Hilário (Vice-Presidente), Zé do Amado, Michael Tucurinha, Silvana Forell (Secretária), Wellington Cunha e William Araújo.

No início da solenidade, foi feita uma homenagem póstuma ao Vereador Gilmar Benedito Gonçalves (in memoriam), com o descerramento da placa com a nova denominação do Plenário da Câmara, em conformidade a Lei nº 2.150 de 2023, que após sancionada, o Plenário passou a se chamar “Vereador Gilmar Benedito Gonçalves – Vereador Gilmar da Correnteza”.

Durante a cerimônia, a história do município de Joanópolis foi relembrada, desde sua fundação até a elevação à categoria de Estância Turística.

Os Títulos de Cidadão Joanopolense Honorário foram entregues aos Senhores: Luiz Henrique Becker, Cesar Benedito Alves, Benedito Ignácio Giudice, Júlio Emílio Ricci, Thiago Miranda e ao Francisco Sanches Salem, que infelizmente não pôde comparecer na solenidade.

Também, no decorrer da solenidade, a Banda Municipal de Joanópolis presenteou a todos com a apresentação de algumas canções.

O evento contou com a presença maciça do público, entre amigos e familiares e dos homenageados e do Vereador Gilmar Benedito Gonçalves, além de diversas autoridades, entre elas o Senhor Adauto Batista de Oliveira, Prefeito de Joanópolis; Walter Ricanelo Filho, Vice-Prefeito de Joanópolis; Mauro Aparecido Garcia Banhos, Prefeito de Joanópolis na gestão 2017 a 2020 e Presidente da Câmara de Joanópolis em 2002 e 2004, representando nesta ocasião o Prefeito de Bragança Paulista; Celso Soares Nogueira, Prefeito de Joanópolis de 2010 a 2012 e Presidente da Câmara de Joanópolis na gestão 2008; Luiz Marcelo Costa, Presidente da Câmara de Joanópolis de 2009 a 2010; Benedito Ignácio Giudice, Presidente da Câmara de Joanópolis, nos anos de 1992, 1997 e 2005, um dos homenageados do dia, entre outras autoridades.

A solenidade foi marcada pelas manifestações emocionadas em Tribuna, especialmente dos homenageados, que em seus expressivos discursos de agradecimento falaram um pouco da história de vida de cada um e também sobre a satisfação em receber o Título de Cidadão Joanopolense Honorário.